Diagnósticos dos filhos, sintomas dos pais

04/08/2016 16:00

É possível ler, ver e ouvir com muita frequência diversas queixas em relação às crianças. Elas são inquietas, agitadas, hiperativas, apresentam déficit de atenção, também são ansiosas, compulsivas, não interagem e não se alimentam bem. Os consultórios de pediatras, neuropediatras e psicólogos infantis possuem uma demanda crescente; assim como, aumenta cada vez mais o número de crianças diagnósticas com algum transtorno... E, medicadas.

O mundo é volátil, as buscas são incessantes, os desejos insaciáveis. Os pais lapidam os filhos para que sejam os que eles não são ou não foram, discutem na presença deles, exigem comportamentos, resultados escolares e retornos. Os adultos são ansiosos, estressados, depressivos, boderlines e bipolares. Os adultos estão confusos, entram em conflito, desenham uma crise existencial e o pior, têm uma imensa dificuldade para reconhecer as próprias necessidades.

Involuntariamente, inconscientemente e inevitavelmente, os sentimentos, emoções e condutas dos maiores são percebidos e absorvidos pelos menores. No mínimo,  a gagueira, as unhas roídas e a dificuldade de concentração podem ser resultantes do quão difícil é  para a criança expressar suas incompreensões.

Por isso, é equivocado cuidar e prestar atenção ao que é dela e ao mesmo tempo, fechar os olhos para os sintomas daqueles que as rodeiam. É preocupante esquecer a feliz colocação de que “crianças são os reflexos dos adultos”. O psicanalista e pediatra inglês, Donald Winnicott, compartilhando a sua experiência no atendimento infantil; contava que era de praxe observar a chegada do paciente agendado da porta... Para que no mínimo, pudesse ter a compreensão de como e com quem estaria vindo à sessão.

O comprimido ou as gotinhas dadas à criança não atenderá à angústia do adulto. Camuflar não é resolver. Olhe para o seu filho, mas perceba que há alguém ao lado dele... Você.

Foto Reprodução

[ por Julita Sena, Psicóloga ] 

Consultório no Centro Clínico Integrado

Avenida Felipe Camarão, 1720 - Aeroporto - Mossoró/RN

Telefones: (84) 3064-6324 / (84) 99653-3637